"Começo do Verão": 5 de Maio a 5 de Junho
Mês: Si – Serpente
Hora: 9:00 às 10:59
Hexagrama: Qian – Céu – 315º Noroeste
WaiGua – Céu Qian
NeiGua – Céu Qian
乾 Qían – 1º Hexagrama na ordem do Zhou Yi.
O Criativo (Wilhem); O Princípio Criativo (Blofeld); O Iniciador (Mestre Huang).
Princípio do aquecimento pelo Sol; penetrante e fertilizante; Princípio gerador celestial.
乾 A estrutura apresenta 6 linhas Yang, sólidas, representando a perfeição do yang, como o mais saudável, firme e puro, permeando todo o Universo.
De acordo com o Mestre Huang, Qian é a imagem do sol nascente, irradiando a sua luz e energia (qi), nutrindo toda a existência planetária. Esta imagem está ligada (foneticamente) à saúde e à vitalidade.
No processo de criação, Qian tem o papel de a Iniciar, fornecendo o yang puro a Kun (Terra) – Hexagrama 2 na ordem do Zhou Yi –, para que esta, a Receptiva, o receba, dando origem à substanciação.
Assim, Qian representa a Natureza e a função do Céu, onde cabem todos os corpos celestes, que irradiam o seu qi e se movem de acordo com trajectos próprios (órbitas), realizando com o seu movimento a geometria celestial que, constante e sem se desviar, portanto firme, mantém a ordem nos Céus, dando azo à vida.
Na Decisão / Julgamento, o Rei Wen utiliza quatro caracteres. São eles Yuán, Hēng, Lì, Zhēn, os quatro atributos do Céu. Representam o Tao do Céu, transportando a firmeza do Céu em si. São o poder que gera a miríade de seres.
元 Yuán é o iniciador, original, a unidade, o sublime.
亨 Hēng é o suave, próspero, fortunado, progressivo, sem problemas, também a oferta sacrificial.
利 Lì é o que é favorável, suave, conveniente, fazer o bem, beneficiar de forma fluente.
贞 Zhēn, o leal, casto, virtuoso, a prática da adivinhação, a firmeza, o resoluto, o justo, o honesto, a rectidão.
O Wén Yán, Comentário sobre as palavras do Yi Jing, diz:
“Toda a bondade provém do Yuán e Yuán provém da bondade / benevolência (Rén 仁), que inclui a generosidade e a compaixão. Por isso, Yuán é a mais elevada virtude”.
Dong Zhong Shu (179-104 a.e.a.), o mais eminente filósofo da Dinastia Han do Oeste, não só aceitava a unidade do Céu com a Humanidade, Tian Ren He Yi 天人合一, como foi mais longe e postulou a indução do Céu e Homem, Tian Ren Gan Ying 天人感應, ou seja, a resposta entre o Céu e o Homem / Humanidade, colocando por isso o enfâse na prática constante das 5 Virtudes. A saber: a Benevolência Rén 仁; Rectidão Yì 义; Propriedade Lǐ 礼; Sabedoria Zhì 智; Lealdade Xìn 信.
Yuán, Hēng, Lì, Zhēn possuem em si o Tao do Céu e o Tao da Humanidade.
Zi Xia, um dos alunos favoritos de Kung Fu Zi, acreditava que Yuán é o Começo, Hēng a Abertura, Lì a Harmonia e Zhēn a Rectidão.
Como Tao do Céu são as quatro estações, a primavera, o verão, o outono e o inverno – ou a Criação, Desenvolvimento, Fruição e Declínio. Afinal, as quatro componentes da FORÇA que é a principal característica do Céu, Qian, ou o Iniciador.
Como Tao da Humanidade, diz o Wén Yan (c. 770-476 a.e.a.):
“Yuán, sublime e iniciador, é a primeira qualidade e guia de toda a benevolência.
Hēng, próspero e suave, é a acumulação de toda a excelência.
Lì, favorável e benéfico, é a harmonia presente em tudo o que é justo.
Zhēn, a constante / inalterável rectidão, é a essência de todas as acções.”
Assim, como um todo, quando os quatro caracteres estão absolutamente integrados, eles tornam-se Yuán. Deste modo, o caracter Yuán demonstra toda a capacidade celestial que, sumarizada numa palavra, é Vitalidade. A mesma vitalidade utilizada pelo Céu, na contínua operação que gera as quatro estações sem que nada nem ninguém as consiga alterar. Esta constância incessante que gera a vida e os seus ciclos foi, na alta antiguidade, traduzida pelos humanos da altura por um conjunto de sons que, quando empregues, desencadeiam todo o processo creacional, regenerando e repondo o que estava usado e desgastado em algo novo e Original (Yuán) e que, de forma absoluta, está em Yuan, visto que enquanto Origem contém em si, matricialmente, todos os outros sons, Hēng Lì e Zhēn.
Deste modo, produzir, desenvolver, e manter a qualidade de Yuán, de forma constante, é o que todos devem praticar.
No Yi Jing, para além de Qian, Céu, ou o Iniciante, existem mais seis Hexagramas que possuem nas suas decisões Yuán, Hēng, Lì, Zhēn.
José Barreno
Texto baseado nos escritos de Liu I Ming, Me. Alfred Huang, Me. Zhongxian Wu
Comentários
Enviar um comentário