Avançar para o conteúdo principal

乾 Qían

"Começo do Verão": 5 de Maio a 5 de Junho

 Mês: Si – Serpente 
Hora: 9:00 às 10:59 
 Hexagrama: Qian – Céu – 315º Noroeste 
 WaiGua – Céu Qian 
 NeiGua – Céu Qian 

 乾 Qían – 1º Hexagrama na ordem do Zhou Yi.
 O Criativo (Wilhem); O Princípio Criativo (Blofeld); O Iniciador (Mestre Huang).
 Princípio do aquecimento pelo Sol; penetrante e fertilizante; Princípio gerador celestial.

 乾 A estrutura apresenta 6 linhas Yang, sólidas, representando a perfeição do yang, como o mais saudável, firme e puro, permeando todo o Universo.
 De acordo com o Mestre Huang, Qian é a imagem do sol nascente, irradiando a sua luz e energia (qi), nutrindo toda a existência planetária. Esta imagem está ligada (foneticamente) à saúde e à vitalidade. 

No processo de criação, Qian tem o papel de a Iniciar, fornecendo o yang puro a Kun (Terra) – Hexagrama 2 na ordem do Zhou Yi –, para que esta, a Receptiva, o receba, dando origem à substanciação. Assim, Qian representa a Natureza e a função do Céu, onde cabem todos os corpos celestes, que irradiam o seu qi e se movem de acordo com trajectos próprios (órbitas), realizando com o seu movimento a geometria celestial que, constante e sem se desviar, portanto firme, mantém a ordem nos Céus, dando azo à vida. 

Na Decisão / Julgamento, o Rei Wen utiliza quatro caracteres. São eles Yuán, Hēng, Lì, Zhēn, os quatro atributos do Céu. Representam o Tao do Céu, transportando a firmeza do Céu em si. São o poder que gera a miríade de seres. 
 元 Yuán é o iniciador, original, a unidade, o sublime. 
亨 Hēng é o suave, próspero, fortunado, progressivo, sem problemas, também a oferta sacrificial. 
利 Lì é o que é favorável, suave, conveniente, fazer o bem, beneficiar de forma fluente. 
贞 Zhēn, o leal, casto, virtuoso, a prática da adivinhação, a firmeza, o resoluto, o justo, o honesto, a rectidão. 

 O Wén Yán, Comentário sobre as palavras do Yi Jing, diz: “Toda a bondade provém do Yuán e Yuán provém da bondade / benevolência (Rén 仁), que inclui a generosidade e a compaixão. Por isso, Yuán é a mais elevada virtude”. 
Dong Zhong Shu (179-104 a.e.a.), o mais eminente filósofo da Dinastia Han do Oeste, não só aceitava a unidade do Céu com a Humanidade, Tian Ren He Yi 天人合一, como foi mais longe e postulou a indução do Céu e Homem, Tian Ren Gan Ying 天人感應, ou seja, a resposta entre o Céu e o Homem / Humanidade, colocando por isso o enfâse na prática constante das 5 Virtudes. A saber: a Benevolência Rén 仁; Rectidão Yì 义; Propriedade Lǐ 礼; Sabedoria Zhì 智; Lealdade Xìn 信. 

 Yuán, Hēng, Lì, Zhēn possuem em si o Tao do Céu e o Tao da Humanidade.
 Zi Xia, um dos alunos favoritos de Kung Fu Zi, acreditava que Yuán é o Começo, Hēng a Abertura, Lì a Harmonia e Zhēn a Rectidão. 

Como Tao do Céu são as quatro estações, a primavera, o verão, o outono e o inverno – ou a Criação, Desenvolvimento, Fruição e Declínio. Afinal, as quatro componentes da FORÇA que é a principal característica do Céu, Qian, ou o Iniciador.

 Como Tao da Humanidade, diz o Wén Yan (c. 770-476 a.e.a.): “Yuán, sublime e iniciador, é a primeira qualidade e guia de toda a benevolência. Hēng, próspero e suave, é a acumulação de toda a excelência. Lì, favorável e benéfico, é a harmonia presente em tudo o que é justo. Zhēn, a constante / inalterável rectidão, é a essência de todas as acções.” 
Assim, como um todo, quando os quatro caracteres estão absolutamente integrados, eles tornam-se Yuán. Deste modo, o caracter Yuán demonstra toda a capacidade celestial que, sumarizada numa palavra, é Vitalidade. A mesma vitalidade utilizada pelo Céu, na contínua operação que gera as quatro estações sem que nada nem ninguém as consiga alterar. Esta constância incessante que gera a vida e os seus ciclos foi, na alta antiguidade, traduzida pelos humanos da altura por um conjunto de sons que, quando empregues, desencadeiam todo o processo creacional, regenerando e repondo o que estava usado e desgastado em algo novo e Original (Yuán) e que, de forma absoluta, está em Yuan, visto que enquanto Origem contém em si, matricialmente, todos os outros sons, Hēng Lì e Zhēn. 
Deste modo, produzir, desenvolver, e manter a qualidade de Yuán, de forma constante, é o que todos devem praticar.

 No Yi Jing, para além de Qian, Céu, ou o Iniciante, existem mais seis Hexagramas que possuem nas suas decisões Yuán, Hēng, Lì, Zhēn. 

 José Barreno 
 Texto baseado nos escritos de Liu I Ming, Me. Alfred Huang, Me. Zhongxian Wu



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Templo Lao Zi

Hoje o Templo LaoZi, em Lisboa, celebra o seu 6º aniversário!

Aqui ficam alguns momentos do maravilhoso Retiro Daoista de Verão deste ano 2023.

Sob o tema “Voltar a Rir: o sorriso interior, harmonia universal”, vivemos dias intensos e luminosos de pura transformação num desvelar espiritual de retorno à origem. Assim, pelo estudo e recitação dos Clássicos, pelas práticas em movimento, alquimia interna e medicina Daoista, todos experienciaram o contentamento que brota do coração aquietado. Sempre sob a orientação, cuidado e olhar atento do Mestre José Barreno, pudemos limpar e clarear o coração-mente e assim religar o corpo espiritual ao físico. Pela entrega e confiança, imensa gratidão a todos os que participaram! No próximo Verão há mais - podem já deixar reservado o primeiro fim de semana de Agosto. Aqui ficam alguns testemunhos: “Grata por fazerem parte do meu caminho e por me ajudarem a esvaziar para que me possa encher do essencial...de Vazio.” “Um enorme bem haja por tudo. Por cada momento, por cada olhar atento, por cada pormenor invisível que nos escapa por entre os dedos, pelo enorme coração que partilham conosco... Po

Templo da Nuvem Branca, Baiyun Guan, Beijing

A Escola da Realidade Verdadeira,  Quanzhen,  foi fundada durante a Dinastia Jin (1115-1234) por Wang Chongyang.  Três templos ancestrais são considerados os principais templos da Escola da Realidade Verdadeira,  Quanzhen : - Templo da Longevidade de Chongyang,  Chongyang Wanshou Gong,  localizado na província natal do fundador da Escola da Realidade Verdadeira Quanzhen , na provincia de Shaanxi. Foi aqui que Wang Chongyang escavou um buraco no chão, onde viveu durante nove anos, para se auto-cultivar e alcançar a imortalidade. (ver post anterior, acerca das Comemorações do 900º aniversário do Patriarca Wang Chongyang) - Templo da Longevidade do Grande Chunyang,  Da Chunyang Wanshou Gong,  conhecido como Templo da Eterna Felicidade,  Yongle Gong,  na província de Shanxi. Daqui é originário o imortal Lü Dongbin, aliás Chunyang, quem transmitiu a Wang Chongyang os conhecimentos dos rituais Daoistas. - Templo da Nuvem Branca,  Baiyun Guan,  em Beijing. Qiu Chuji, discípulo de Wang

Da medicina dos tempos imemoriais

    Pequena Introdução ao Capítulo I do Huang Di NeiJing Su Wen: Shang Gu Tian Zhen Lun 上古天真論 Da medicina dos tempos imemoriais   Por José Barreno     Os ancestrais dizem: o filho do Homem não pode ser ignorante em relação à medicina. É contrário à sua própria ascendência. Para se começar a estudar medicina, deve-se começar pelo estudo dos clássicos médicos. O Huang Di Nei Jing 黃帝内經 , comumente conhecido como o clássico da medicina interna do Imperador Amarelo, é a primeira obra-prima dentro desta classificação literária e a sua suposta autoria atribuída a Huang Di 黃帝 , o imperador amarelo e o ancestral da civilização chinesa e do daoismo. Por mais de 2000 anos, este Clássico cultivou gerações que o usaram não só para governar, mas também para tratar as doenças que afetaram a humanidade, ao longo dos milénios. Wang Bing, um médico famoso da dinastia Tang e cuja recompilação do clássico é aquela que mais utilizamos no Ocidente, dizia dele que: “É o ancestral do ta

Retiro Daoista de Verão 2022

 Entre 25 e 28 de Agosto decorreu o 11º Retiro Daoista de Verão! Ao longo dos 4 dias trabalhámos no tema proposto, "Nutrindo a Paz Interior, Contribuir para um Mundo mais Pacífico", através de práticas, palestras, leituras, tempos de reflexão e de conversa. Assim, orientados pelo Mestre Barreno, em conjunto pacificando o coração-mente e praticando o mesmo, comendo o mesmo, respirando o mesmo, se desenvolve um sentido de comunhão e unidade profunda, ressoando em cada um uma frequência vibratória pacífica e pacificadora que se estende muito para além deste espaço-tempo. Aqui ficam algumas imagens!