Avançar para o conteúdo principal

Yin e Yang: excerto de um Comentário ao Dao De Jing

 O Livro das Mutações diz: "Um yin e um yang é chamado Dao." Laozi diz: “Todas as coisas carregam yin e abraçam yang, e a circulação do qi torna-as harmoniosas”. Isso significa que Dao contém yin e yang, e é a neutralização, o equilíbrio e a unidade do yin e do yang.

Dao é dividido em yin e yang, e yin e yang são combinados em Dao. O qi do yin e do yang gera todas as coisas. Tao é Wuji, e yin e yang são Taiji; Dao é "nada" e yin e yang são "alguma coisa"; Dao pode ser representado pelo diagrama Wuji, e yin e yang podem ser representados pelo diagrama Taiji.
Yin e yang qi atraem-se e condensam-se, inevitavelmente darão origem a camadas de coisas naturais. Todas as coisas naturais são yin e yang, as plantas e os animais são yin e yang, as pessoas são yin e yang. Qi, coisas e pessoas estão todos divididos em yin e yang. Quando yin e yang coexistem, é Taiji.
Portanto, Taiji é um corpo oposto e complementar. O yin e o yang do TaiJi são opostos e contraditórios, mas ao mesmo tempo são unificados e complementares. Esta relação é uma relação dialética de unidade. O livro "Dao De Jing" explica esta relação dialética de unidade de opostos.

Há muitas passagens para listar. Por exemplo, no capítulo 2: "Existência e não-existência dão origem uma à outra, dificuldade e facilidade complementam-se, longo e curto formam-se um ao outro, alto e baixo medem-se um ao outro, nota e voz harmonizam-se entre si, frente e trás seguem-se uma à outra."

Isto significa que tudo é composto por dois fatores, yin e yang. Eles são interconectados, interdependentes, mutuamente penetrantes, complementares e mutuamente enraizados. Onde há positivo, deve haver negativo. Os dois existem em oposição e complementam-se.

Outro exemplo, capítulo 36: “Se quiserem reduzi-lo, devem expandi-lo; se quiserem enfraquecê-lo, devem fortalecê-lo; se quiserem aboli-lo, devem promovê-lo; se quiserem retirar-lhe, devem dar-lhe".

Significa que a lei do movimento e da mudança das coisas é “as coisas mudarão para o seu oposto quando atingirem o seu extremo, e os princípios mudarão quando se esgotarem”. Qualquer coisa que chegue a um extremo ou ultrapasse um certo limite irá para o lado oposto. Todas as coisas no universo são compostas pela combinação de yin e yang. Yin e yang são um par de corpos opostos. Portanto, todas as coisas são compostas de yin e yang e contêm yin e yang. Sem yin e yang não haveria coisas e sem oposições não haveria mundo. Yin e yang são opostos. O diagrama do Taiji é um resumo das polaridades opostas do yin e do yang. Yin e Yang são duas energias. Yang está ativo e Yin está quieto. Yang é forte e Yin é suave. Yang é quente e Yin é frio. Yang cria e Yin mata. Têm formas e imagens, cores e sons, cheiros e sabores, e podem reunir-se e dispersar-se. Todas as coisas geradas a partir deles têm vida e morte, força e fraqueza, e podem mudar, sendo que as coisas mudam constantemente e não podem existir para sempre.
Isso é chamado de Dao e assenta na expressão "Qiānzībăitài", que pode ser traduzido como " Mil qualidades, Cem aparências".
Por exemplo: as estações do inverno e do verão no céu, o clima na terra, o yin e yang das coisas, a idade dos homens e das mulheres, a vida e a morte, o movimento e a quietude, a boa e a má sorte, todos pertencem ao "caminho do Dao". Por estarem em constante transformação, eles são o Dao extraordinário.

Dao é invisível e eterno. Todas as coisas que nascem do Dao e têm forma e imagem, podem nascer e ser destruídas, são o caminho do Dao, “o Dao extraordinário”, ou seja, o Taiji.

Dao manifestado nas pessoas é “virtude superior”, o caminho do Dao manifestado nas pessoas comuns pode ser “virtude inferior”. A virtude inferior é o mesmo que “o Dao extraordinário” (ke Dao). Tem forma e imagem, pode nascer e ser destruído, e é imprevisível. Não é a verdadeira virtude interior, eterna, abrangente e oculta. Esse tipo de “virtude” é apenas externa, formal, parcial, unilateral e temporária. “Virtude superior” é virtude sem intenção, e “virtude inferior” é virtude com intenção, ou seja, virtude superior é inação e não tem propósito, e virtude inferior é ação e tem propósito.

Assim,
"Quem se aproxima do Dao
quanto à posição sabe pôr-se na base
quanto à mente, sabe torná-la profunda...
...é porque não entra em conflito
que não comete faltas."
Dao De Jing cap.8

E ainda,
"...Dar a vida, conservá-la
Produzir sem se apropiar
Agir sem esperar nada em troca
Governar sem submeter.
A isto se chama Profunda Virtude. "
Dao De Jing cap. 10

in Comentário ao Dao De Jing por Hui Xiang Ji
(edição Bai Yun Guan - Templo da Nuvem Branca, Pequim, China)

Traduzido e adaptado por José Barreno



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Templo da Nuvem Branca, Baiyun Guan, Beijing

A Escola da Realidade Verdadeira,  Quanzhen,  foi fundada durante a Dinastia Jin (1115-1234) por Wang Chongyang.  Três templos ancestrais são considerados os principais templos da Escola da Realidade Verdadeira,  Quanzhen : - Templo da Longevidade de Chongyang,  Chongyang Wanshou Gong,  localizado na província natal do fundador da Escola da Realidade Verdadeira Quanzhen , na provincia de Shaanxi. Foi aqui que Wang Chongyang escavou um buraco no chão, onde viveu durante nove anos, para se auto-cultivar e alcançar a imortalidade. (ver post anterior, acerca das Comemorações do 900º aniversário do Patriarca Wang Chongyang) - Templo da Longevidade do Grande Chunyang,  Da Chunyang Wanshou Gong,  conhecido como Templo da Eterna Felicidade,  Yongle Gong,  na província de Shanxi. Daqui é originário o imortal Lü Dongbin, aliás Chunyang, quem transmitiu a Wang Chongyang os conhecimentos dos rituais Daoistas. - Templo da Nuvem Branca,  Baiyun Guan,  em Beijing. Qiu Chuji, discípulo de Wang

Aqui ficam alguns momentos do maravilhoso Retiro Daoista de Verão deste ano 2023.

Sob o tema “Voltar a Rir: o sorriso interior, harmonia universal”, vivemos dias intensos e luminosos de pura transformação num desvelar espiritual de retorno à origem. Assim, pelo estudo e recitação dos Clássicos, pelas práticas em movimento, alquimia interna e medicina Daoista, todos experienciaram o contentamento que brota do coração aquietado. Sempre sob a orientação, cuidado e olhar atento do Mestre José Barreno, pudemos limpar e clarear o coração-mente e assim religar o corpo espiritual ao físico. Pela entrega e confiança, imensa gratidão a todos os que participaram! No próximo Verão há mais - podem já deixar reservado o primeiro fim de semana de Agosto. Aqui ficam alguns testemunhos: “Grata por fazerem parte do meu caminho e por me ajudarem a esvaziar para que me possa encher do essencial...de Vazio.” “Um enorme bem haja por tudo. Por cada momento, por cada olhar atento, por cada pormenor invisível que nos escapa por entre os dedos, pelo enorme coração que partilham conosco... Po

Templo Lao Zi

Hoje o Templo LaoZi, em Lisboa, celebra o seu 6º aniversário!

Celebração de Aniversário de LaoZi em LuYi, R.P. China, e Primeira Reunião da Federação Mundial de Daoismo (World Federation of Daoism - WFD)

 Decorreu no dia 24 de Março de 2024, 15º dia do 2º mês lunar, no Templo Tai Qing em LuYi, Henan, R.P. China, a Celebração de Aniversário de LaoZi DaoZu, Patriarca Ancestral do Daoismo! Nesta ocasião ocorreu também a Primeira Reunião do 1º Concelho da WFD - Federação Mundial de Daoismo, na qual José Barreno DaoZhang participou enquanto Secretário-Geral Delegado e representante da ADP Associação Daoista de Portugal, membro fundador da WFD. Altar   Cerimónia no Templo Tai Qing, dedicado a Tai Shang Lao Jun LaoZi, onde está assinalado o local onde terá nascido LaoZi com uma pedra caligrafada Ritual de Aniversário de LaoZi Grão-Mestre Li GuangFu, à direita, Presidente da WFD Da esquerda para a direita, os únicos quatro oficiantes ocidentais: José Barreno (Portugal), Pedro Germán (Espanha), Hervé Louchouarn (México) e Vicenzo di Ieso (Itália)  Momentos do Ritual Ofertando Água Vénias Após o Ritual Ao centro, o Grão-Mestre Li GuangFu, à sua esquerda o Mestre Meng Zhiling Com o Mestre Huang S

Aniversário de LaoZi e Dia Mundial do Taoismo

Celebra-se no próximo Domingo, dia 24 de Março , 15º dia do 2º mês lunar, às 11h , o Aniversário de LaoZi , também Dia Mundial do Taoismo , no Templo LaoZi , em Lisboa. Haverá Ritual seguido de convívio. Todos são bem-vindos! Requere-se-se confirmação de presença. Mais Informações: adp317@gmail.com Tel./Whatsapp: +351 91 814 2886 Siga-nos no Instagram: @adp_daoismo