Avançar para o conteúdo principal

10º Aniversário do Templo LaoZi e da ADP

Hoje o Templo Lao Zi e a ADP Associação Daoista de Portugal estão de parabéns, celebram 10 anos de existência!

No Templo LaoZi hoje leu-se:


Tai Shang Lao Jun Lao Zi Tian Zun

Hoje, 27º dia do 5º mês lunar do Ano Rato Metal Yang 4717, dia 18 de Julho de 2020,
Aqui estamos, reunidos no Templo Lao Zi, na Rua dos Anjos, 51-A, Lisboa, Portugal,

por ocasião desta feliz Celebração do 10º Aniversário do Templo Lao Zi e da ADP Associação Daoista de Portugal.


Humildemente nos apresentamos e inclinamos perante Ti, Supremo Venerável Celestial Senhor LaoJun LaoZi, que guias esta comunidade com a tua mão suave. É com alegria no coração que celebramos este dia, marco de continuidade e entrega dos presentes e dos ausentes, todos os que constituem esta família.
Que grande é Tai Shang LaoJun LaoZi DaoDe Tian Zun!
O Dao, as Escrituras Sagradas e os Mestres do Dao, reunidos nas Três Purezas, são em si as três conversões do Taoista. No corpo, são cultivados como Jing, Qi e Shen; no mundo, são cultivados pela compassividade, humildade e simplicidade. Na representação tridimensional de Yi Qi, a unidade é Tai Yi Yi Qi expressa na fórmula TaiYi YiQi Hua San Qing.
Assim, perante os Ancestrais do Dao e Tai Shang Lao Jun Lao Zi, celebramos este dia e humildemente pedimos que o Tao verta a sua Luz sobre toda a Criação, que todos os Seres sejam abençoados a viver de acordo com a sua Verdadeira Natureza, a entregarem-se e empenharem-se nos assuntos do Tao. Com toda a sinceridade pedimos para que todos os desastres na Terra cessem, que os sofrimentos destinados se desvaneçam, que todos os seres vivam em paz, que o clima seja auspicioso para as colheitas e que todos os países prosperem. Que a Saúde impere sobre a doença e pandemia; Saúde que é alcançada pela tranquilidade do coração e clareza da mente, que se traduzem em integridade, paz e quietude nas acções.
Pedimos que todas as guerras e conflitos sejam atenuados e que a Paz se instale no mundo, que haja maior consciência e que os nossos governantes decidam de forma a favorecer o bem-estar da Humanidade e de todo o planeta. Pedimos por todos os refugiados e exilados, que encontrem um lar e achem paz e tranquilidade. Pedimos pelos doentes, pelos que têm fome, pelos desprotegidos e por todos os que sofrem. Pedimos por todos os Seres em evolução, que o Caminho seja favorável e o mais suave e harmonioso possível.

Sinceramente pedimos que o Céu seja no mundo, e que o mundo seja o Céu. Sinceramente pedimos que todos os que têm o Tao no seu coração pela bênção de Tai Shang LaoJun DaoDe Tian Zun retornem à Origem.
Os aqui presentes comprometem-se a serem bondosos, a falar com gentileza, a comportarem-se respeitosamente, a não repetir os mesmos erros, a estarem de acordo com o Supremo Qi, a viver de acordo com os princípios do Céu, a melhorarem-se, e a trabalharem para a sua consciência e para a consciência da Humanidade e de todos os Seres que os rodeiam.

Que TaiShang LaoJun LaoZi a todos proteja, ampare e guie em todos os passos no Caminho, a todos providencie Saúde, conforto e bem-estar, a todos ajude a realizar o Dao, a viver em Paz e Harmonia, com Amor e Compaixão nos corações, a cultivar a Consciência e Sabedoria e assim alcançar Prosperidade e Sucesso nas suas vidas.
Pedimos pela evolução suave e harmoniosa de todos os Seres. Que os Imortais Celestiais a todos libertem do sofrimento e do infortúnio, trazendo paz, saúde, prosperidade, consciência, evolução, sempre de forma suave e harmoniosa e de acordo com os desígnios do Dao.
Pedimos pelo Mestre Huang ShengTeh, pela Mestra Kuo YehTzi, pelo Mestre Li Youkun, de Taiwan, pelo Mestre Huang ShiZhen, de Xi’an, R.P. China, assim como por toda a Comunidade ligada a este Templo, pelos DaoShi, pelos iniciados e noviços, pelos Filhos do Templo, pelos sócios da ADP, pelos seguidores do Templo, familiares, amigos, e por todos aqueles que nos apoiaram ao longo dos anos e tornaram possível a existência desta comunidade e a concretização de tantos projectos.
Pedimos pelos Fundadores da ADP, e por todos os Mestres e Professores que nos têm trazido ensinamento desde o início da ADP, assim como por todos os que por aqui passaram ao longo destes anos, dando sentido a este projecto.
Pedimos ainda Prosperidade e sucesso para o Templo LaoZi e pela ADP, que ao longo destes 10 anos tocaram muitos corações, oferecendo acompanhamento, orientação, tratamento, mas também conhecimento, entendimento e ferramentas que possibilitam a evolução de todos, na medida da entrega e da passada de cada um neste Caminho.

Ji ji ru lu ling.
Expressamos uma vez mais a nossa sincera gratidão aos Ancestrais do Dao Tai Yi San Qing e a Tai Shang Lao Jun Lao Zi Dao De Tian Zun








Comentários

Mensagens populares deste blogue

Templo Lao Zi

Hoje o Templo LaoZi, em Lisboa, celebra o seu 6º aniversário!

Aqui ficam alguns momentos do maravilhoso Retiro Daoista de Verão deste ano 2023.

Sob o tema “Voltar a Rir: o sorriso interior, harmonia universal”, vivemos dias intensos e luminosos de pura transformação num desvelar espiritual de retorno à origem. Assim, pelo estudo e recitação dos Clássicos, pelas práticas em movimento, alquimia interna e medicina Daoista, todos experienciaram o contentamento que brota do coração aquietado. Sempre sob a orientação, cuidado e olhar atento do Mestre José Barreno, pudemos limpar e clarear o coração-mente e assim religar o corpo espiritual ao físico. Pela entrega e confiança, imensa gratidão a todos os que participaram! No próximo Verão há mais - podem já deixar reservado o primeiro fim de semana de Agosto. Aqui ficam alguns testemunhos: “Grata por fazerem parte do meu caminho e por me ajudarem a esvaziar para que me possa encher do essencial...de Vazio.” “Um enorme bem haja por tudo. Por cada momento, por cada olhar atento, por cada pormenor invisível que nos escapa por entre os dedos, pelo enorme coração que partilham conosco... Po

Templo da Nuvem Branca, Baiyun Guan, Beijing

A Escola da Realidade Verdadeira,  Quanzhen,  foi fundada durante a Dinastia Jin (1115-1234) por Wang Chongyang.  Três templos ancestrais são considerados os principais templos da Escola da Realidade Verdadeira,  Quanzhen : - Templo da Longevidade de Chongyang,  Chongyang Wanshou Gong,  localizado na província natal do fundador da Escola da Realidade Verdadeira Quanzhen , na provincia de Shaanxi. Foi aqui que Wang Chongyang escavou um buraco no chão, onde viveu durante nove anos, para se auto-cultivar e alcançar a imortalidade. (ver post anterior, acerca das Comemorações do 900º aniversário do Patriarca Wang Chongyang) - Templo da Longevidade do Grande Chunyang,  Da Chunyang Wanshou Gong,  conhecido como Templo da Eterna Felicidade,  Yongle Gong,  na província de Shanxi. Daqui é originário o imortal Lü Dongbin, aliás Chunyang, quem transmitiu a Wang Chongyang os conhecimentos dos rituais Daoistas. - Templo da Nuvem Branca,  Baiyun Guan,  em Beijing. Qiu Chuji, discípulo de Wang

Da medicina dos tempos imemoriais

    Pequena Introdução ao Capítulo I do Huang Di NeiJing Su Wen: Shang Gu Tian Zhen Lun 上古天真論 Da medicina dos tempos imemoriais   Por José Barreno     Os ancestrais dizem: o filho do Homem não pode ser ignorante em relação à medicina. É contrário à sua própria ascendência. Para se começar a estudar medicina, deve-se começar pelo estudo dos clássicos médicos. O Huang Di Nei Jing 黃帝内經 , comumente conhecido como o clássico da medicina interna do Imperador Amarelo, é a primeira obra-prima dentro desta classificação literária e a sua suposta autoria atribuída a Huang Di 黃帝 , o imperador amarelo e o ancestral da civilização chinesa e do daoismo. Por mais de 2000 anos, este Clássico cultivou gerações que o usaram não só para governar, mas também para tratar as doenças que afetaram a humanidade, ao longo dos milénios. Wang Bing, um médico famoso da dinastia Tang e cuja recompilação do clássico é aquela que mais utilizamos no Ocidente, dizia dele que: “É o ancestral do ta

Retiro Daoista de Verão 2022

 Entre 25 e 28 de Agosto decorreu o 11º Retiro Daoista de Verão! Ao longo dos 4 dias trabalhámos no tema proposto, "Nutrindo a Paz Interior, Contribuir para um Mundo mais Pacífico", através de práticas, palestras, leituras, tempos de reflexão e de conversa. Assim, orientados pelo Mestre Barreno, em conjunto pacificando o coração-mente e praticando o mesmo, comendo o mesmo, respirando o mesmo, se desenvolve um sentido de comunhão e unidade profunda, ressoando em cada um uma frequência vibratória pacífica e pacificadora que se estende muito para além deste espaço-tempo. Aqui ficam algumas imagens!