"Os 3 venenos na Via do Dao e no Dharma do Buda"
Seminário de Mestrado de Ciência das Religiões
2 de Março 2017 das 18h às 19h30
Oradores:
José Barreno e António E.R. Faria
Moderador:
Henrique Machado Jorge
Organização: Linha de Investigação "Cosmovisões da Ásia"
José Barreno e António E.R. Faria
Moderador:
Henrique Machado Jorge
Organização: Linha de Investigação "Cosmovisões da Ásia"
ULHT (Universidade Lusófona)
Entrada Livre
Para mais informações:
http://cienciadasreligioes.ulusofona.pt/noticias/seminario-de-mestrado-os-3-venenos-na-via-do-dao-e-no-dharma-do-buda/
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Os 3
Venenos na Via do Dao
澄其心,而神自清。
Cheng qi xin, er shen zi qing .
Clareia a mente, o espirito brilhará.
自然六慾不生,三毒消滅。
Zi ran liu yu bu sheng , san du xiao mie .
Espontaneamente
Os seis desejos não ocorrerão
Os três venenos serão eliminados
Lao
Jun inTai Shang Lao Jun Shuo Chang Qing Jing Miao Jing, “Maravilhoso Clássico da Constância da Pureza e da
Tranquilidade”, tradução José Barreno.
Cheng qi xin, er shen zi qing .
Zi ran liu yu bu sheng , san du xiao mie .
Os Três Venenos San Du 三毒 são referidos no Tai Shang Lao Jun Shuo Chang Qing Jing Miao Jing, Maravilhoso Clássico da Constância da Pureza e da
Tranquilidade (adiante referido como Qing
Jing Jing), um dos principais Clássicos Daoistas. O Qing Jing Jing é um texto
Daoista que se torna mais popular a partir da Dinastia Song, e é usado
nomeadamente na Liturgia e no Neidan (Alquimia Interna), sendo um texto fulcral
em QuanZhen.
Para o praticante, os Três Venenos,
San Du 三毒, Mente 心 Xin, Forma 形 Xíng e Coisas 物 Wù, surgem como obstáculos à prática, mas também como uma
revelação: o que produz os desejos são a mente, a forma e as coisas.
Assim, observar
não-mente (Wu Xin 無心), não-forma (Wu Xing 無形) e não-coisa (Wu
Wu 無物), corresponde a
um estado apofático de libertação de todas as imagens. Libertando-se de todos
os pensamentos, ideias e objectos, é desta maneira possível ter a percepção de
Dao.
JB
Os 3 Venenos no Dharma do Buda
«Eu encontrei a pura ambrosia do Dharma sublime e profundo; paz
completa; livre de elaboração; luminosa; a essência não-composta. Esta é
a verdade universal que é livre de toda confusão e de toda a
insatisfação.[1]
Siddharta Gautama
Porque intentamos a paz-felicidade, pretendemos a Ocidente gerar
pessoas e sociedades mais justas, fundamentalmente pela transformação do
mundo à nossa volta.
No entanto, desde a era industrial que o tentamos fazer através da
abundância material, da dominação da natureza e da “liberdade” pessoal
sem limites.
Mas, tal como seria de esperar, os resultados estão à vista de todos.
Como exemplo, e no que toca à paz-felicidade, estima-se que durante o
século XX terá havido não mais do que alguns dias (talvez uma semana)
em que não houve guerra num ponto qualquer do planeta.
Assim, parece-nos que será prioritário – porque absolutamente
necessário – reconhecer e trabalhar a erradicação dos factores mentais
negativos[2],
que são o motor das nossas reações compulsivas e obsessivas, da nossa
confusão e incapacidade e que se constituem aparentemente como as nossas
“características pessoais”.
Por isso, antes de tudo o mais, teremos de falar em transformação e, consequentemente, em “meditação”.
O objectivo: desenvolver a ética, a compaixão e a sabedoria para que a
paz-felicidade seja algo mais do que um arrazoado inoperante.
Por tudo isto, os “3 venenos” (e a sua institucionalização) são talvez a “questão nuclear”.
AF
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