terça-feira, 6 de março de 2018

Palestra: Daoismo e Ecologia


O Daoismo, com uma profunda reverência pela Natureza, integra plantas e animais numa coexistência abrangente. Tudo é visto como interligado num padrão natural de complementaridade, descrito em termos de yin e yang (activo e em descanso, quente e frio, etc.). Os Daoistas propõem a fusão com o Dao, ou seja, o regresso a una harmonia orgânica, uma ordem naturalmente estável e homeostática que surge espontaneamente a partir de ajustes mútuos entre muitos elementos e forças existentes num dado sistema.
Cada parte do universo Daosta é único, e cada padrão é novo e específico. Interagir com este mundo multifacetado requere tolerância, integridade e respeito, fortemente expressos no conceito de não-interferência ou não-acção (wuwei). O que significa ter consciência da interdependência de todas as coisas e implica agir da forma mais adequada de acordo com cada circunstância. 
Uma forma fundamentalmente diferente de perceber a realidade, a proposta Daoista abre novas perspectivas também para a ciência e a tecnologia, para deixarem de ser vistas como dominantes, sendo antes servidores da humanidade, contribuindo para a riqueza de toda a vida.

A Profª Livia Kohn teve uma longa carreira académica não só nos Estados Unidos, como na Europa e na Ásia. Autorou mais de 35 livros e publicou mais de uma centena de artigos em revistas científicas. É internacionalmente reconhecida como insigne especialista em Estudos Orientais e Daoismo em particular.

Entrada livre, no limite dos lugares disponíveis

Inscrição aqui


Sem comentários:

Enviar um comentário