Avançar para o conteúdo principal

Seminário de Mestrado "Os 3 venenos na Via do Dao e no Dharma do Buda"

"Os 3 venenos na Via do Dao e no Dharma do Buda"

Seminário de Mestrado de Ciência das Religiões

2 de Março 2017 das 18h às 19h30



Oradores:
 José Barreno e António E.R. Faria

Moderador: 
Henrique Machado Jorge

Organização: Linha de Investigação "Cosmovisões da Ásia"
 
ULHT (Universidade Lusófona)
 



Os 3 Venenos na Via do Dao

澄其心而神自清。 
Cheng qi xin, er shen zi qing .
Clareia a mente, o espirito brilhará.

自然六慾不生,三毒消滅。 
Zi ran liu yu bu sheng , san du xiao mie .
Espontaneamente
Os seis desejos não ocorrerão
Os três venenos serão eliminados

Lao Jun inTai Shang Lao Jun Shuo Chang Qing Jing Miao Jing, “Maravilhoso Clássico da Constância da Pureza e da Tranquilidade”, tradução José Barreno.


Os Três Venenos San Du 三毒 são referidos no Tai Shang Lao Jun Shuo Chang Qing Jing Miao Jing, Maravilhoso Clássico da Constância da Pureza e da Tranquilidade (adiante referido como Qing Jing Jing), um dos principais Clássicos Daoistas. O Qing Jing Jing é um texto Daoista que se torna mais popular a partir da Dinastia Song, e é usado nomeadamente na Liturgia e no Neidan (Alquimia Interna), sendo um texto fulcral em QuanZhen.
          Para o praticante, os Três Venenos, San Du 三毒, Mente Xin, Forma Xíng e Coisas Wù, surgem como obstáculos à prática, mas também como uma revelação: o que produz os desejos são a mente, a forma e as coisas.
Assim, observar não-mente (Wu Xin 無心), não-forma (Wu Xing 無形) e não-coisa (Wu Wu 無物), corresponde a um estado apofático de libertação de todas as imagens. Libertando-se de todos os pensamentos, ideias e objectos, é desta maneira possível ter a percepção de Dao. 
JB

 

Os 3 Venenos no Dharma do Buda

«Eu encontrei a pura ambrosia do Dharma sublime e profundo; paz completa; livre de elaboração; luminosa; a essência não-composta. Esta é a verdade universal que é livre de toda confusão e de toda a insatisfação.[1]
Siddharta Gautama

Porque intentamos a paz-felicidade, pretendemos a Ocidente gerar pessoas e sociedades mais justas, fundamentalmente pela transformação do mundo à nossa volta.
No entanto, desde a era industrial que o tentamos fazer através da abundância material, da dominação da natureza e da “liberdade” pessoal sem limites.
Mas, tal como seria de esperar, os resultados estão à vista de todos.
Como exemplo, e no que toca à paz-felicidade, estima-se que durante o século XX terá havido não mais do que alguns dias (talvez uma semana) em que não houve guerra num ponto qualquer do planeta.
Assim, parece-nos que será prioritário – porque absolutamente necessário – reconhecer e trabalhar a erradicação dos factores mentais negativos[2], que são o motor das nossas reações compulsivas e obsessivas, da nossa confusão e incapacidade e que se constituem aparentemente como as nossas “características pessoais”.
Por isso, antes de tudo o mais, teremos de falar em transformação e, consequentemente, em “meditação”.
O objectivo: desenvolver a ética, a compaixão e a sabedoria para que a paz-felicidade seja algo mais do que um arrazoado inoperante.
Por tudo isto, os “3 venenos” (e a sua institucionalização) são talvez a “questão nuclear”.
AF




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Templo Lao Zi

Hoje o Templo LaoZi, em Lisboa, celebra o seu 6º aniversário!

Aqui ficam alguns momentos do maravilhoso Retiro Daoista de Verão deste ano 2023.

Sob o tema “Voltar a Rir: o sorriso interior, harmonia universal”, vivemos dias intensos e luminosos de pura transformação num desvelar espiritual de retorno à origem. Assim, pelo estudo e recitação dos Clássicos, pelas práticas em movimento, alquimia interna e medicina Daoista, todos experienciaram o contentamento que brota do coração aquietado. Sempre sob a orientação, cuidado e olhar atento do Mestre José Barreno, pudemos limpar e clarear o coração-mente e assim religar o corpo espiritual ao físico. Pela entrega e confiança, imensa gratidão a todos os que participaram! No próximo Verão há mais - podem já deixar reservado o primeiro fim de semana de Agosto. Aqui ficam alguns testemunhos: “Grata por fazerem parte do meu caminho e por me ajudarem a esvaziar para que me possa encher do essencial...de Vazio.” “Um enorme bem haja por tudo. Por cada momento, por cada olhar atento, por cada pormenor invisível que nos escapa por entre os dedos, pelo enorme coração que partilham conosco... Po

Retiro Daoista de Verão 2022

 Entre 25 e 28 de Agosto decorreu o 11º Retiro Daoista de Verão! Ao longo dos 4 dias trabalhámos no tema proposto, "Nutrindo a Paz Interior, Contribuir para um Mundo mais Pacífico", através de práticas, palestras, leituras, tempos de reflexão e de conversa. Assim, orientados pelo Mestre Barreno, em conjunto pacificando o coração-mente e praticando o mesmo, comendo o mesmo, respirando o mesmo, se desenvolve um sentido de comunhão e unidade profunda, ressoando em cada um uma frequência vibratória pacífica e pacificadora que se estende muito para além deste espaço-tempo. Aqui ficam algumas imagens!

Seminário: "Daoismo: a tradição milenar de Lao Zi", pelo Mestre Daoista José Barreno

 No passado sábado, 12 de Novembro, decorreu na Galeria Verney, em Oeiras, um seminário acerca de Daoismo, inserido no Curso livre "Sabedoria e Místicas Orientais", uma iniciativa da Universidade Lusófona - departamento de Ciência das Religiões em colaboração com a Câmara Municipal de Oeiras. Juntaram-se nesta tarde perto de 50 pessoas para ouvir os ensinamentos transmitidos pelo Mestre Daoista José Barreno, que com clareza trouxe conhecimento e esclarecimento acerca do Caminho.

Templo da Nuvem Branca, Baiyun Guan, Beijing

A Escola da Realidade Verdadeira,  Quanzhen,  foi fundada durante a Dinastia Jin (1115-1234) por Wang Chongyang.  Três templos ancestrais são considerados os principais templos da Escola da Realidade Verdadeira,  Quanzhen : - Templo da Longevidade de Chongyang,  Chongyang Wanshou Gong,  localizado na província natal do fundador da Escola da Realidade Verdadeira Quanzhen , na provincia de Shaanxi. Foi aqui que Wang Chongyang escavou um buraco no chão, onde viveu durante nove anos, para se auto-cultivar e alcançar a imortalidade. (ver post anterior, acerca das Comemorações do 900º aniversário do Patriarca Wang Chongyang) - Templo da Longevidade do Grande Chunyang,  Da Chunyang Wanshou Gong,  conhecido como Templo da Eterna Felicidade,  Yongle Gong,  na província de Shanxi. Daqui é originário o imortal Lü Dongbin, aliás Chunyang, quem transmitiu a Wang Chongyang os conhecimentos dos rituais Daoistas. - Templo da Nuvem Branca,  Baiyun Guan,  em Beijing. Qiu Chuji, discípulo de Wang