segunda-feira, 23 de maio de 2016

2016 Ano da Humildade - Caserta, Itália


Diálogo entre Religiões:
“Humildade enquanto valor Humano e Espiritual“

Discurso da Associação Daoista de Portugal:

A Humildade é um dos 3 Tesouros que o Daoista deve cultivar, a par com a Compaixão e a Simplicidade.
A Humildade é um valor Humano e Espiritual com uma dimensão Universal, transversal a todas as culturas e religiões do mundo.
Humildade é aceitar as suas limitações e conhecer as suas capacidades, não ousando ser mais que os outros, como nos diz Lao Zi:
“Não ouses ser o primeiro debaixo do Céu”
ou
“ Age quem tem juízo sem esperar,
faz obra sem se prender,
e ao mérito que tenha bem o esconde.”

Este Tesouro é gerador de Harmonia em vários planos: No plano do Indivíduo, no das Relações Sociais e no da Sustentabilidade do Planeta.
- No plano do Indivíduo permite conhecer-nos melhor, o que nos leva a orientar as nossas acções no sentido da Virtude e nos aproxima da nossa ”Verdadeira Natureza”, que é Pura e Tranquila, contribuindo assim para cultivar a Integridade no indivíduo.
- No plano das Relações Sociais produz respeito, contribuindo assim para relações harmoniosas, geradoras de Paz, Igualdade e União entre os seres.
- No plano da sustentabilidade do Planeta é o valor por excelência que nos permite tomar consciência que somos apenas uma pequena “parte”deste grande”Todo” que é o planeta, o Universo, o Dao, o que nos incentiva a aceitar e assumir a nossa responsabilidade perante a Natureza e todos os seres que nele habitam, zelando assim pela preservação do equilíbrio de todo o eco-sistema.

Actualmente a Humanidade está a vivenciar uma grande crise de valores que está a gerar “Separação” do Homem com a sua essência, “Separação” entre os homens e “Separação” do Homem na sua relação com a Natureza, daí resultando mais doentes, mais guerras e sofrimento, bem como cada vez mais recursos e espécies em vias de extinção.

O caminho de retorno ao Dao é o caminho da “União” e, para tal, a Humildade é um precioso Tesouro.
Um grande exemplo de Humildade na prática é aquilo que estamos a viver aqui hoje, em que vários representantes de várias religiões, de diferentes partes do mundo, estão aqui hoje reunidos numa mesma sala, a discursar sobre o mesmo tema, em espírito de Paz e Harmonia.

Vanessa Sirvain
Presidente da Direcção
Associação Daoista de Portugal

Caserta, 20 de Maio 2016



Diálogo entre Religiões

Presidente da Direcção da ADP

Com Mestre Li Guang Fu, 
Presidente da Associação Taoista da China

 Com Mestre Vicenzo di Ieso, da Chiesa Taoista d'Italia

Com Miss Blanca Guo, Editora do Canal de Taoismo da Tencent Technology

Sem comentários:

Enviar um comentário