terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Chinese Taoist College, Beijing, 2012

Este Outono, decorreu em Pequim o 1º Curso Avançado de Daoismo, sob a égide do Chinese Taoist College.
O Chinese Taoist College é o repositório actual do conhecimento produzido durante milénios pelos Daoistas. Encarrega-se de toda a formação ministrada oficialmente na China sobre esta matéria, certificada de acordo com a tradição e que agora ultrapassou as suas próprias  fronteiras.
Uma nova dimensão de entendimento foi posta à disposição daqueles que, vindos de fora da China, puderam usufruir das matérias ai leccionadas, proporcionando uma maior e melhor compreensão e eficácia  das práticas e conceitos Daoistas.
O Chinese Taoist College e a Associação Daoista da China, contribuem assim, de uma forma eficaz e clara,  para uma evolução, rumo a uma maior clareza no entendimento e aplicação dos conteúdos, nas várias áreas do método Daoista.
Assente num ensino organizado, eficaz e de acordo com a tradição, dissecando a ideia ou imagem por trás de cada caracter, explicando o seu enquadramento, a ideia que suscita, o modo de praticar e colocar em prática, por forma a criar um todo que nos leve à ideia original, produzindo uma ponte entre o momento de concepção do conceito ou prática e o momento em que estamos, e assim,  entender a sua actualidade e utilidade.
Globalmente, este ensinamento visa aprimorar/ refinar as qualidades e os valores que conduzam a uma evolução pacifica e harmoniosa do ser humano.
Num estágio inicial, ensina a refinar os aspectos fisicos e mentais, visando proporcionar ao praticante meios que ajudem na manutenção e regulação de seus niveis de saúde e bem-estar, convidando a assumir a prática de uma consciência  atenta, responsável e saudável para consigo e para com o próximo, à medida que caminha no caminho.
 
A formação, em módulos, versou matérias como Práticas de Saúde e Longevidade Daoistas, Filosofia, História, Estudo dos Clássicos entre outros.  

A Associação Daoista de Portugal teve a honra de ser convidada a par das Associações de França, México, Bélgica, Suiça e Venezuela, num total de seis países, a participar nesta formação, tendo sido representada por dois dos seus elementos.


Universidade Daoista da China


Hall das Três Purezas, último pátio antes da sala de aulas.


O Pátio das Ordenações

 Sala de aulas


8h30. Começo do dia de aulas


Aula com o Mestre Meng, Reitor do Chinese Taoist College


Aula de Cânone Daoista.

Aula de Filosofia Daoista: "Impalpável, inaudível, invisível", com o Professor Yin Zihua.

Pausa

Primeiras neves


 Pátio  no Taoist College


Telhados

O Dragão
Aspecto dos telhados


Mural

Espelho de luz. Final do dia de aulas

Discurso do Grão Mestre Ren Fa Rong, Presidente da Associação Daoista da China, durante a cerimónia de entrega dos diplomas do "Advanced Course for International Students", promovido pela Universidade Daoista da China

Grão-Mestre Ren Fa Rong, Presidente da Associação Daoista da China.


Final do 1º Curso Avançado de Daoismo para Estrangeiros


 Fases e estágios de Alquimia Interna, Nei Dan 


 A pequena circulação  



Sem comentários:

Enviar um comentário