Avançar para o conteúdo principal

Templo da Nuvem Branca, Baiyun Guan, Beijing

A Escola da Realidade Verdadeira, Quanzhen, foi fundada durante a Dinastia Jin (1115-1234) por Wang Chongyang.

 Três templos ancestrais são considerados os principais templos da Escola da Realidade Verdadeira, Quanzhen:

- Templo da Longevidade de Chongyang, Chongyang Wanshou Gong, localizado na província natal do fundador da Escola da Realidade Verdadeira Quanzhen, na provincia de Shaanxi. Foi aqui que Wang Chongyang escavou um buraco no chão, onde viveu durante nove anos, para se auto-cultivar e alcançar a imortalidade. (ver post anterior, acerca das Comemorações do 900º aniversário do Patriarca Wang Chongyang)

- Templo da Longevidade do Grande Chunyang, Da Chunyang Wanshou Gong, conhecido como Templo da Eterna Felicidade, Yongle Gong, na província de Shanxi. Daqui é originário o imortal Lü Dongbin, aliás Chunyang, quem transmitiu a Wang Chongyang os conhecimentos dos rituais Daoistas.

- Templo da Nuvem Branca, Baiyun Guan, em Beijing. Qiu Chuji, discípulo de Wang Chongyang, fundador da Linhagem da Porta do Dragão, Longmen, da Escola da Realidade Verdadeira, Quanzhen, foi abade do Templo da Nuvem Branca, Baiyun Guan, e lá ensinou e ascendeu.

O Templo da Nuvem Branca, Baiyun Guan, em Beijing, foi o primeiro mosteiro da Escola da Realidade Verdadeira, Quanzhen. Várias organizações estão aqui instaladas desde a fundação da Républica Popular da China, em 1949, entre as quais a Associação Taoista da China e o Chinese Taoist College.

Muito estimado pelos Daoistas, é hoje em dia considerado o principal templo da Escola da Realidade Verdadeira, Quanzhen, e é o templo ancestral da Linhagem da Porta do Dragão, Longmen.


Planta do Templo da Nuvem Branca, Baiyun Guan

Breve Introdução

Portão de Entrada do Templo da Nuvem Branca, Baiyun Guan

Primeiro pátio

A Ponte Wo Fen

Outro aspecto da Ponte Wo Fen

Tai Yi Jiu Ku Tian Zun

Acerca de Tai Yi Jiu Ku Tian Zun

Hall de Lü Dongbin

Acerca de Lü Dongbin

Hall dos Sete Santos Verdadeiros ou Lao Lu Tang 

Acerca de Lao Lu Tang

Pátio em frente ao Hall das Três Purezas, San Qing

Pela tarde, Orquestra Daoista 


Templo nas Nuvens




Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Templo Lao Zi

Hoje o Templo LaoZi, em Lisboa, celebra o seu 6º aniversário!

Aqui ficam alguns momentos do maravilhoso Retiro Daoista de Verão deste ano 2023.

Sob o tema “Voltar a Rir: o sorriso interior, harmonia universal”, vivemos dias intensos e luminosos de pura transformação num desvelar espiritual de retorno à origem. Assim, pelo estudo e recitação dos Clássicos, pelas práticas em movimento, alquimia interna e medicina Daoista, todos experienciaram o contentamento que brota do coração aquietado. Sempre sob a orientação, cuidado e olhar atento do Mestre José Barreno, pudemos limpar e clarear o coração-mente e assim religar o corpo espiritual ao físico. Pela entrega e confiança, imensa gratidão a todos os que participaram! No próximo Verão há mais - podem já deixar reservado o primeiro fim de semana de Agosto. Aqui ficam alguns testemunhos: “Grata por fazerem parte do meu caminho e por me ajudarem a esvaziar para que me possa encher do essencial...de Vazio.” “Um enorme bem haja por tudo. Por cada momento, por cada olhar atento, por cada pormenor invisível que nos escapa por entre os dedos, pelo enorme coração que partilham conosco... Po

Retiro Daoista de Verão 2022

 Entre 25 e 28 de Agosto decorreu o 11º Retiro Daoista de Verão! Ao longo dos 4 dias trabalhámos no tema proposto, "Nutrindo a Paz Interior, Contribuir para um Mundo mais Pacífico", através de práticas, palestras, leituras, tempos de reflexão e de conversa. Assim, orientados pelo Mestre Barreno, em conjunto pacificando o coração-mente e praticando o mesmo, comendo o mesmo, respirando o mesmo, se desenvolve um sentido de comunhão e unidade profunda, ressoando em cada um uma frequência vibratória pacífica e pacificadora que se estende muito para além deste espaço-tempo. Aqui ficam algumas imagens!

Seminário: "Daoismo: a tradição milenar de Lao Zi", pelo Mestre Daoista José Barreno

 No passado sábado, 12 de Novembro, decorreu na Galeria Verney, em Oeiras, um seminário acerca de Daoismo, inserido no Curso livre "Sabedoria e Místicas Orientais", uma iniciativa da Universidade Lusófona - departamento de Ciência das Religiões em colaboração com a Câmara Municipal de Oeiras. Juntaram-se nesta tarde perto de 50 pessoas para ouvir os ensinamentos transmitidos pelo Mestre Daoista José Barreno, que com clareza trouxe conhecimento e esclarecimento acerca do Caminho.